Digest 20/09 - Atenção à Bakkt

O Bitcoin sofreu uma brusca queda na quinta-feira (19) e as altcoins tiveram boa retomada. A maior altcoin, Ether (ETH), fechou a semana com uma variação positiva de quase 20%.


Oscilação semanal do preço do Bitcoin. (Fonte: BitcoinTicker)

Variação de mercado. (Fonte: Coin360)

Essa semana, a Chicago Board Options Exchange (Cboe BZX Exchange) retirou sua proposta de fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin VanEck/SolidX. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) tinha até o dia 18 de outubro para decidir sobre a proposta de mudança de regra para listar publicamente as ações da VanEck SolidX Bitcoin Trust, mas o pedido do que poderia ser um dos primeiros ETFs dos EUA foi retirado no dia 13 de setembro. Essa é a segunda vez que VanEck e SolidX retiram a proposta do ETF e a desistência da Cboe pode aumentar as chances de uma rejeição dos outros projetos.


O Federal Reserve dos Estados Unidos (Fed) imprimiu cerca de 53 bilhões de dólares após diminuir as taxas de juros de alguns empréstimos na terça-feira (17). A cada vez que um país decide imprimir moeda, o Bitcoin ganha mais força porque não é inflacionária.


O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central da Argentina (BCRA) decidiu aumentar o volume do peso em negociação em 5% nos próximos 2 meses, alegando que a ação visa garantir a estabilidade monetária e financeira. Além disso, o COPOM também vai subir o limite inferior da taxa de juros das Letras de Liquidez (LELIQ) de 58% para 78% esse mês, durante o pico inflacionário. Com a desvalorização do peso argentino, o comércio de Bitcoin é novamente impulsionado na Argentina.


Segundo a “Lista de Ricos do Bitcoin” da BitInfoCharts, o número de endereços de carteira Bitcoin com no mínimo 10 BTC (aproximadamente US$ 100 mil) bateu recorde essa semana, atingindo a marca de 157.210 na terça-feira (17).


A Binance começou na quarta-feira (18) os registros em sua filial americana, a Binance.US. As inscrições foram iniciadas na maioria dos estados. A exchange anunciou as informações em seu blog e declarou também que não haveria taxas de negociação até 1º de novembro. Essa semana a Binance também informou que permitirá três novas altcoins em seu serviço de empréstimo: Monero (XMR), Zcash (ZEC) e Dash (DASH).


O representante oficial responsável pelas conferências de criptomoedas da Coréia do Norte, Alejandro Cao de Benos, afirmou que o país já está nos primeiros estágios de desenvolvimento da própria criptomoeda. Segundo Cao de Benos, o país está estudando os bens que darão valor ao token e informou que, por enquanto, não existem planos para digitalizar os bens norte-coreanos.


No último relatório informamos que a rede Ethereum estava passando por um grande congestionamento. Como resposta à lentidão, os participantes da rede estão tentando aumentar o tamanho do bloco. O cofundador Vitalik Buterin confirmou no domingo (15) através do Twitter que estão sendo feitos testes para melhorar o desempenho da rede e reduzir as taxas de transação. Segundo um tweet do pool de mineração Bitfly, estão testando aumentar o limite de gás por bloco e ele pode atingir 10 milhões de gás. O gás é o token que os usuários do Ethereum pagam por realizarem operações na rede e esse aumento representaria 25% da capacidade atual.


A plataforma de criptomoedas apoiada pela Bolsa de Valores de Nova York, Bakkt, será lançada na segunda-feira (23) nos EUA. Como informamos em boletins anteriores, o lançamento é um sinal de baixa para o Bitcoin porque a Bakkt é uma fornecedora de futuros de Bitcoin voltada para investidores institucionais, os quais querem entrar no mercado pelo menor preço possível.


Como resposta aos crimes de lavagem de dinheiro, o Grupo de Ação Financeira Internacional (FATF), ao qual o Brasil pertence, determinou que todas as transações com Bitcoin acima de US$ 1 mil deverão ser informadas. A medida ainda não tem data oficial para ser implementada, mas há uma expectativa de que ela comece a valer até 2021.


Ainda sobre o Brasil, a Justiça do Distrito Federal alegou que as práticas da Atlas Quantum podem configurar esquema de pirâmide financeira e determinou o bloqueio imediato de contas bancárias e veículos em nome da empresa, de acordo com a decisão publicada na segunda-feira (16), no Diário Oficial.


Opinião do Christian:

O Bitcoin continua valorizado por causa da alta do dólar no Brasil.

A Bakkt deve jogar o preço para baixo um pouco. Para quem está em dólar, pode ser uma boa oportunidade.

Para quem quer arriscar mais, Tezos está ganhando robustez e deve iniciar um crescimento.


Carteira do Christian:

(60%) Bitcoin: ∆ -1,55%

(30%) Binance Coin: ∆ +1,73%

(10%) Tezos: ∆ +3,46%

0 visualização
CONTATO