Digest 22/11 - Fake news derrubam o mercado

O Bitcoin tentou permanecer na faixa dos US$ 8.500 durante a semana, mas os bears derrubaram o preço para US$ 7.000 hoje (22) pela primeira vez desde outubro. Os rumores de que os escritórios da Binance em Xangai foram fechados pelas autoridades são os principais motivos da queda do Bitcoin. Entenda:

Oscilação do Bitcoin na semana. (Fonte: BitcoinTicker)

A Binance enfrentou falsas notícias de que autoridades chinesas invadiram e fecharam os escritórios da exchange em Xangai. O porta-voz da Binance informou ao Cointelegraph que a exchange não possui escritórios fixos na China e, por isso, os mesmos não poderiam ter sido fechados. Os boatos causaram um impacto negativo de 5% no preço da BNB. Além da Binance, a exchange sul-coreana Bithumb foi alvo dos mesmos rumores.

Variação de mercado. (Fonte: Coin360)

O Banco Popular da China (PBoC) alertou ontem (21) que está tomando medidas contra empresas supostamente envolvidas em trading de criptomoedas. Segundo o comunicado divulgado, a ação do PBCoC é uma resposta ao aumento da atividade comercial após a aprovação pública da China da tecnologia blockchain.


Os países que formam o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) reuniram-se em Brasília (DF) para debaterem sobre o desenvolvimento de um sistema de pagamento e de uma criptomoeda em comum para o bloco. De acordo com o portal UOL, as nações planejam diminuir a dependência do dólar americano com a criação de um sistema de pagamento eficiente que estimule o uso de moedas nacionais entre os países.


Apesar das falsas informações divulgadas, a Binance também teve boas notícias essa semana: a compra da exchange indiana WazirX. A Binance informou ontem (21) através do seu blog que os usuários poderão utilizar a rúpia indiana (INR) para compra e venda de criptomoedas através do Binance Fiat Gateway a partir da próxima segunda (25). No ano que vem, os mecanismos de correspondência automática das exchanges serão integrados para que os usuários da Binance.com possam fazer pedidos diretamente na exchange para comprar Tether usando INR.


Mais uma parceria da Tezos. A criptomoeda uniu-se à plataforma blockchain Tribe, apoiada pelo governo de Singapura, para criar um programa de treinamento para desenvolvedores na blockchain Tezos. O anúncio divulgado ontem (21) no portal da criptomoeda informou que o objetivo é atrair mais desenvolvedores para produzir soluções baseadas em blockchain da Tezos para aplicações mundiais. O lançamento do programa está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem.


O Projeto Tor, a organização sem fins lucrativos por trás da rede anônima Tor, anunciou na terça-feira (19) que aceitará doações de Bitcoin por meio da Lightning Network. A novidade faz parte do Bitcoin Tuesday, iniciativa de arrecadação de fundos liderada pela The Giving Block, uma organização cripto para caridade. A carteira recomendada pelo projeto, BottlePay, permite que os usuários doem Bitcoin diretamente ou convertam por moedas fiduciárias.


O mempool (memória do pool) da blockchain do Bitcoin atingiu o nível mais alto desde de janeiro do ano passado. Segundo dados do portal Blockchain, o tamanho do mempool atingiu mais de 90 megabytes (MB) no final da semana passada. O mempool do Bitcoin é responsável pelo armazenamento de todas as transações não confirmadas que estão aguardando para serem validadas pelos mineradores. Em contrapartida, o volume de negociação do Bitcoin atingiu o menor valor desde novembro do último ano.


O número de caixas eletrônicos de Bitcoin no mundo bateu recorde. Atualmente, são mais de 6 mil máquinas instaladas e só esse mês foram mais de 100 novos caixas eletrônicos colocados em funcionamento. Os caixas, no geral, permitem aos usuários a compra de BTC. Entretanto, algumas máquinas também oferecem recursos bidirecionais, que possibilitam a venda da criptomoeda por dinheiro.


Futuros vs ETF:

Nesta seção, colocamos as atualizações das aprovações de futuros e ETFs. Sabendo que aprovar um futuro é pressionar o preço para baixo e aprovar um ETF é empurrar para cima, normalmente temos a aprovação de futuros e a rejeição dos ETFs.


Sendo assim, mais um ETF foi rejeitado, o da Bitwise Asset Management e o da NYSE Arca será revisto pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Depois de rejeitar o pedido alegando que o mesmo não atendia aos requisitos necessários, a SEC anunciou na segunda-feira (18) que irá revisar o ETF da Bitwise.


Golpe da semana:

Sabemos que, como o mercado de bitcoin é novo e pouco regulado, muitas pessoas tentam se aproveitar da falta de informação dos investidores. Sendo assim, colocamos aqui avisos e alertas sobre as tentativas de golpes, fraudes ou roubos de bitcoin para você ficar atento e investir com mais segurança.


A Dreams Digger (DD Corporation), acusada de pirâmide financeira baseada em Bitcoin, criptomoedas e Marketing Multinível, entrou com uma ação para tentar censurar notícias que divulguem informações contrárias à empresa. Além disso, a Dreams Digger iniciou um processo contra o Google por exibir links para as reportagens que a empresa considera caluniosas. Porém, na terça-feira (19), a Justiça entendeu que o pedido da Dreams Digger não faz sentido e não deve ser levado adiante.


Opinião do Christian:

Com as novas parcerias, a Tezos segurou bem a queda e a BNB, que é nosso hedge, sofreu um ataque de fakenews. Com tudo desmistificado, a expectativa é que volte tudo ao normal em breve. Seria um ótimo momento de compra se não fosse a sucessiva alta do dólar no Brasil.


Carteira do Christian:

(60%) Bitcoin: ∆ -16,18%

(30%) Binance Coin: ∆ -25,13%

(10%) Tezos: ∆ -5,19%

0 visualização
CONTATO