Digest 27/12 - Bitcoin dá sinais de adoção

A virada do ano é sempre um evento promissor para as criptos. Na ansiedade, o mercado ensaiou um rally, mas logo foi sufocado pelos vendedores e acabou mantendo a semana estável na faixa de US$ 7.200. Acompanhe as notícias:

Oscilação do Bitcoin na semana. (Fonte: Bitcoin Ticker)
Variação de mercado. (Fonte: Coin360)

A Xapo, uma das principais wallets de Bitcoin, divulgou aos seus clientes brasileiros que eles terão acesso a um cartão de crédito que poderá ser carregado com Bitcoin. O cartão, da bandeira Visa, estará disponível a partir do ano que vem.


Semana de muitas notícias para a Binance. A compra de criptomoedas com cartões de crédito e débito Visa já está disponível para os clientes da exchange. A Binance anunciou na quinta-feira (26) que os usuários deverão vincular suas contas a cartões Visa, que sejam emitidos na Área Econômica Europeia, para comprar Bitcoin, Ether, XRP e Binance Coin diretamente com euros ou libras esterlinas.


Outro anúncio da Binance, este na terça-feira (24), foi a adição do par de negociação Binance Coin/Ether (BNB/ETH) à sua exchange descentralizada (DEX). Com isso, os usuários da Binance DEX poderão negociar ETH na plataforma. De acordo com a exchange, o token ETH BEP2 será apoiado por ativos da ETH e a Binance fornecerá a conversão entre a rede nativa Ethereum e a Binance Chain através de depósito e retirada.


Já a Binance.US, anunciou na quarta-feira (25) que a versão beta do aplicativo da exchange para dispositivos Android já está disponível. E exchange pediu aos usuários que participassem dessa fase de testes para identificar possíveis falhas e resolvê-las antes do lançamento do aplicativo para um público maior.


As Bahamas lançaram hoje (27) a própria moeda digital. O banco central do país (CBDC) dará ao distrito Exuma o acesso ao piloto da moeda, chamado Project Sand Dollar. O lançamento faz parte da Iniciativa de Modernização do Sistema de Pagamentos das Bahamas (PSMI) e o governo planeja espalhar o Sand Dollar de Exuma para outras ilhas até o primeiro semestre do ano que vem.


Brasil:

Bitcoin e as criptomoedas são ativos globais, mas como este informe está direcionado ao público brasileiro, temos uma seção especial sobre o dólar e acontecimentos nacionais, mesmo que não tenham impacto no valor das moedas.


A XP Investimentos, uma das maiores corretoras brasileiras, agora oferece investimento em Bitcoin e criptomoedas através da gestora de recursos Hashdex. O investimento é feito no fundo da Hasdex, que é baseado no HDAI (Hashdex Digital Assets Index) e listado na bolsa americana Nasdaq. Este é o primeiro fundo de investimentos composto por criptomoedas oferecido pela XP Investimentos e recebeu a aprovação Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


O presidente brasileiro Jair Bolsonaro negou no sábado (21) a criação de um imposto para transações digitais no ano que vem. A medida, que é uma proposta do Ministro da Economia, Paulo Guedes, teria impacto também em pagamentos realizados com Bitcoin e criptomoedas.


A primeira blockchain brasileira, Hathor, anunciou seu ICO para o início do ano, dia 3 de janeiro. A blockchain será específica para tokenização de ativos em escala, um problema que ainda não foi resolvido no mundo das criptos. O token atende por HTR. Mais informações no próprio site: hathor.network.


Futuros vs ETF:

Nesta seção, colocamos as atualizações das aprovações de futuros e ETFs. Sabendo que aprovar um futuro é pressionar o preço para baixo e aprovar um ETF é empurrar para cima, normalmente temos a aprovação de futuros e a rejeição dos ETFs.


A Securities and Exchange Commission (SEC), Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, aumentou o tempo para decidir sobre a proposta atualizada do ETF de Bitcoin e do T-Bills (título de dívida americano de curto prazo) do Wilshire Phoenix Fund. O aviso publicado pela SEC na sexta-feira (20) estendeu o prazo para 26 de fevereiro.


Roubos e golpes da semana:

Sabemos que, como o mercado de bitcoin é novo e pouco regulado, muitas pessoas tentam se aproveitar da falta de informação dos investidores. Sendo assim, colocamos aqui avisos e alertas sobre as tentativas de golpes, fraudes ou roubos de bitcoin para você ficar atento e investir com mais segurança.


O Whale Alert, perfil no Twitter de monitoramento de grandes transações, identificou na segunda-feira (23) uma transação de 2.000 tokens da rede Ethereum realizada pelos hackers da exchange sul-coreana Upbit. A exchange foi alvo de um ataque no mês passado que resultou em um roubo de quase US$ 52 milhões em ETH que estavam sob sua custódia.


A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu um alerta para a empresa de investimentos Panchain Securities LlC (Passfolio). A empresa oferece investimentos em ações, criptomoedas, ETFs e REITs (fundos imobiliários americanos) em mais de 170 países mas não tem autorização da CVM para captar clientes no Brasil.


Análise do Christian:

Tezos não tem mais dado notícias de parcerias e vem caindo no mercado. Esperamos mais notícias em breve.

A bitcoin está em momento de profunda adoção em massa e isso ainda não repercutiu no preço. Isso significa que devemos esperar algum rally pela frente.

O fim do ano é sempre um momento de ansiedade e surpresas. A volatilidade aumenta bastante e pode ser um bom momento de trading.

Acertamos no informe passado o movimento do Bitcoin SV. Ele não tem muita credibilidade mas está sendo muito usado, algo está acontecendo.


Carteira do Christian:

(50%) Bitcoin: ∆ +1,90%

(10%) Bitcoin SV: ∆ +2,94%

(20%) Binance Coin: ∆ -1,05%

(20%) Tezos: ∆ -11,82%

0 visualização
CONTATO